sexta-feira, 6 de março de 2009

Cenas que contadas ninguém acredita!

Há coisas que só vistas, contadas ninguém acredita!
Dirigia-me eu, num destes belos dias de sol, a uma não tão menos magnífica repartição pública deste nosso não menos belo Portugal!
Chegada lá, dirijo-me ao "guiché nº 28" que achei ser o correcto para tratar da questão e eis que me diz a querida pessoa que me atendeu:
- "ahh, nunca tinha ouvido falar nisso...ahh, olhe que nem sei como é que se resolve essa questão..."; "Ó Nel, sabes como é que se faz isto?"
Diz o Nel (nome fictício claro, que eu sou pessoa de me dar bem com toda a gente!):
-" isto o quê? ahh, não sei... pergunta ali à Mariquinhas que pode ser que ela saiba..."
-"Ó Mariquinhas - neste momento já toda a gente sabia o que me trazia ali!! - sabes como é que se faz isto?"
Diz a Mariquinhas: -" ahh, mas isto é sobre quê?"
E eu, dotada com amável paciência, lá explico novamente o que me traz ali.
Diz então a Mariquinhas:
-" ah, então não é aqui, vá ali ao outro lado, ao guiché nº 235 que a minha colega resolve-lhe o assunto."
E vou eu toda contente, a achar que o meu problema ia finalmente ser resolvido mas, heis senão quando, nesse mesmo guiché nº 235, me diz a simpática funcionária que me atendeu:
-"isto é para quê?"
Pela milésima vez explico, sorridente, o que me traz àquele estaminé, dizendo que tinha sido encaminhada para lá pela colega do guiché nº 28.
Diz então a mesma simpática senhora:
-"E mandaram-na para aqui?!" (não! Mandaram-me para a China!!!)
-"Sim, mandaram....", digo eu...
-"Mas isto não é aqui! E tem a certeza que não é lá?
-" Eles disseram que não, que não era com eles..."
-" Então, espere aí que eu vou perguntar ali ao Chefe."
-"Ó Chefe, como é que se resolve este problema?!"
E o Chefe, não sei se abismado ou perplexo, demora o seu tempo a olhar para o documento e depois esboça:
-"Isso é ali no guiché nº 28!"
-"Vá lá que eles é que tratam disso!"
???????????????!!!!!!!!!!!!!
Porque não tenho mais o que fazer à minha vida do que saltar de posto em posto, lá vou eu outra vez ao dito guiché, onde entretanto, e para minha enorme satisfação, tinha chegado alguém dotado com uma inteligência acima da média e lá me disse o que devia fazer!
Ele há coisas que só vistas!
Eu até comprendo que as pessoas não são obrigadas a saber tratar todos os assuntos, as dúvidas quando existem e são legítimas devem ser esclarecidas, mas em vez de mandarem os cidadãos passear de guiché em guiché, porque não vão eles directamente perguntar ao Chefe como é que as coisas se processam?

1 comentário:

  1. Olá!

    Já devias saber que neste belo país à beira-mar plantado é mesmo assim...
    País do Camões, de Fernando Pessoa, da Amália, do Eusébio... e do Sócrates... palavras para quê?
    Tá tudo dito!

    ResponderEliminar